sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O gosto pelo torto

Há algum tempo tenho alimentado afeição pelo imperfeito. Confesso que mudei ao longo da vida. Quando era pequeno, por exemplo, só me apaixonava pela menina perfeita, que possuía a beleza higiênica, irretocável. Para mim, o imperfeito é belo. Teve épocas em que cheguei a me interessar pelas gordinhas, tradicionais imperfeitas de corpo. Não me levem a mal mas minha namorada é um exemplo, ainda que diminuto, de como a imperfeição pode ser bela. Ela tem duas pintinhas ao lado da boca. Isso é uma vírgula, um tropeço, um descaminho estético, que para mim é absolutamente lindo, sublime. Sem esse “tropeço” sua beleza não seria completa. Que fique claro que as imperfeições, no âmbito estético, são deslizes e não aberrações como pintas peludas e dentes acavalados.
O fato é que as imperfeições são o sal do mundo. Imagine o tédio de uma cidade sem defeitos, feito casa de obsessivo por arrumação ou limpeza. Nenhuma almofada fora do lugar, nenhum pelo de cachorro voando impunemente, a cor da louça combinando com a da cortina. É simplista, admito. Mas imagine o que seria do rico se não houvesse o pobre, do Eu se não houvesse o outro.
Engraçado, pode parecer forçação de barra ou até loucura da minha parte, mas essa antítese entre perfeito e imperfeito está entranhada na disputa entre os candidatos à Prefeitura do Rio. De um lado está o Eduardo Paes. O que desde o começo esteve à frente na disputa, o que “conhece o Rio”, que tem “experiência e competência administrativa”, um político de centro, o preferido dos certinhos, o perfeito. Do outro, está o Gabeira. O azarão, o “seqüestrador subversivo”, o afeminado de tanguinha que defende a maconha, o de esquerda, o imperfeito. Na realidade, ele é o perfeito imperfeito. Não sei se já mencionei, mas há algum tempo tenho alimentado afeição pelo imperfeito. Quem pensa igual, digita 43 e confirma.

4 comentários:

AMARO BARROS disse...

Perfeito/imperfeito, torto/ direito, bonito/ feio, Paes/ Gabeira, aí não!Quem levanta o dedo
digno na direção de canalhas, não é
antônimo de nada!É sim, sinônimo de coragem, fidelidade aos princípios da dignidade, político coerente e digno da nossa total confiança! 43 E PONTO FINAL!!!

AMARO BARROS disse...

Perfeito/imperfeito, torto/ direito, bonito/ feio, Paes/ Gabeira, aí não!Quem levanta o dedo
digno na direção de canalhas, não é
antônimo de nada!É sim, sinônimo de coragem, fidelidade aos princípios da dignidade, político coerente e digno da nossa total confiança! 43 E PONTO FINAL!!!

AMARO BARROS disse...

Perfeito/imperfeito, torto/ direito, bonito/ feio, Paes/ Gabeira, aí não!Quem levanta o dedo
digno na direção de canalhas, não é
antônimo de nada!É sim, sinônimo de coragem, fidelidade aos princípios da dignidade, político coerente e digno da nossa total confiança! 43 E PONTO FINAL!!!

Anônimo disse...

Amiable brief and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.